Associação dos catadores de Pinheiro, uma grande conquista!

Os catadores de materiais recicláveis se caracterizam, essencialmente, por serem um grupo discriminado pela sociedade e condenados a viverem às margens da sociedade. No...

- 15/12/2021 17h24 | atualizado em 15 de dezembro de 2021 as 18h01

Os catadores de materiais recicláveis se caracterizam, essencialmente, por serem um grupo discriminado pela sociedade e condenados a viverem às margens da sociedade. No entanto, a partir da organização destes grupos, percebe-se que é possível reverter este quadro discriminatório e promover o efetivo desenvolvimento socioeconômico desta categoria de trabalhadores, que muito contribui para a sustentabilidade do planeta. Na verdade, isto já vem acontecendo em diversas associações e cooperativas de catadores espalhados pelo Brasil e pela América Latina. E foi com esse pensamento que a defensoria pública de Pinheiro através do Defensor Fernando Eurico, após longas reuniões com as pessoas envolvidas nesse processo, poder público municipal e diversas outras entidades do município como a CDL Pinheiro, que estiveram empenhados na criação da associação dos catadores de resíduos de Pinheiro.

O presidente da CDL Pinheiro, Edson Vanderley ressaltou a importância dessa grande conquista que dá aos homens e mulheres catadores pinheirenses o amparo e a garantia de seus direitos, como serem reconhecidos como trabalhadores de grande relevância para a cidade. Uma vez que os mesmos colaboram de forma direta na coleta, seleção e vendada dos resíduos gerados por toda a cidade. O presidente da entidade também contemplou a associação com um frízer em nome da CDL Pinheiro como sinal de parceria, reconhecimento e respeito aos membros da associação.

A criação da associação dos catadores de Pinheiro é a confirmação do entendimento de que o trabalho coletivo é a forma mais eficaz de se chegar a objetivos comuns, ainda mais no que se refere às questões ambientais, garantindo a melhoria da qualidade de vida das pessoas de forma sustentável e contribuindo para a manutenção do planeta.

Deixe uma resposta