Com o início do inverno e o aumento do volume das águas, os moradores de Pinheiro-MA, especialmente os ribeirinhos, já sentem os efeitos das chuvas intensas. A barragem do Pericumã, fundamental para o controle das cheias na região é mais uma vez o ponto central de debates e preocupação.
Os tradicionais pontos de alagamento já apresentam dificuldades para pedestres, motoqueiros e motoristas. A via que liga o bairro do Campinho à Matriz está parcialmente tomada pelas águas, e o acesso a estabelecimentos como os restaurantes Maria Santa, Faveira e Náutico está comprometido. No Sítio Bar, a cheia ameaça diretamente as residências, principalmente a única via de entrada e saída do bairro, um ponto crítico.
Nos últimos dias, boatos sobre o mau funcionamento das comportas da barragem do pericumã circularam pelas redes sociais, aumentando a apreensão da população. Em resposta, o prefeito de Pinheiro, André da Ralpnet, esteve na manhã deste domingo (16) no local, acompanhado de vereadores e secretários, para verificar a operação da estrutura. Durante a vistoria, o prefeito solicitou a abertura das comportas para reduzir o nível do rio e garantiu que está atento a situação e a alta do nivel das águas, para evitar que as inundações causem o desabrigamento de familias as margens do rio e campos de Pinheiro.
A correta manutenção da barragem e suas comportas é essencial para o equilíbrio do rio e a segurança dos moradores que vivem às margens do Pericumã e seus campos alagados. A população aguarda ações concretas para evitar transtornos recorrentes e garantir que a estrutura continue cumprindo seu papel na contenção das águas e na preservação da vida ribeirinha.
Por:maranhaoonline.com