O candidato a prefeito de Pinheiro, Kaio Ortegal (PP), deve sofrer pedido de impugnação de candidatura nos próximos nas próximas horas na justiça eleitoral. Kaio é irmão da ex deputada Thaiza Ortegal e ex primeira dama do municipio, que foi casada com o atual prefeito de Pinheiro, Luciano Genesio, até o ano de 2021. O prefeito está no seu segundo mandato.
A chapa “Humanizar para Avançar” do Partido Progressista (PP), fez registro de candidatura do candidato e aguarda publicação no Diario Oficial, e as coligações já se preparam para protocolar o pedido de impugnação. Segundo apurou o Maranhão Online o parecer do Ministerio Publico de Pinheiro deve ser pela impugnação da candidatura do candidato.
O Maranhão Online consultou algumas decisões recentes do TSE e especialistas no assunto que disseram ser dificil a aprovação da cadidatura do progressista em Pinheiro.

O advogado Ronald Coqueiro apontou que o entendimento jurisprudência do TSE é pela negativa de deferimento de candidatura nesses casos, e que quando a separação ocorre durante o exercício do segundo mandato do titular do cargo eletivo, o ex-cônjuge não poderá eleger-se, no mesmo município, na eleição imediatamente subsequente, sob pena de se infringir o dispositivo constitucional do art. 14, § 7º, que busca impedir a permanência indefinida de uma mesma família no poder, sendo esse o mesmo entendimento para os parentes de até segundo grau de prefeitos.
É aguardar e conferir.
Por: Maranhãoonline.com