• Conselho Municipal de Turismo realiza mais uma edição do Projeto Turismo na Escola e fortalece a valorização da história de Pinheiro

    O Conselho Municipal de Turismo de Pinheiro (COMTUR) realizou, na última terça-feira, 23 de junho de 2026, mais uma edição do projeto Turismo na Escola, uma iniciativa que vem se consolidando como uma das mais importantes ações de educação patrimonial e valorização da identidade cultural do município.

    A atividade reuniu estudantes do Polo São Caetano em um roteiro educativo pelos principais atrativos históricos, culturais e turísticos da cidade, proporcionando uma experiência de aprendizado fora da sala de aula e fortalecendo o sentimento de pertencimento às raízes pinheirenses.

    Durante a programação, os alunos visitaram o Rio Pericumã, um dos mais importantes patrimônios naturais da Baixada Maranhense e elemento fundamental na formação histórica e econômica de Pinheiro. O grupo também conheceu a Praça da Matriz e a histórica Igreja Matriz, importantes marcos da religiosidade e da formação social do município.

    O roteiro incluiu ainda visitas ao Monumento do Obelisco, símbolo urbano que integra a memória da cidade, à Casa Museu José Sarney, espaço dedicado à preservação de importantes registros históricos da vida da Família sarney em Pinheiro, à Praça José Sarney e ao Memorial Padre Riso, que preserva parte significativa da história religiosa, educacional e cultural do padre.

    Ao longo das visitas, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer fatos históricos, personagens marcantes, tradições e aspectos culturais que contribuíram para a construção da identidade de Pinheiro ao longo das gerações.

    Segundo o presidente e os membros do Conselho Municipal de Turismo, o projeto nasceu da compreensão de que o turismo também é uma ferramenta de educação, capaz de aproximar os jovens da sua própria história e despertar o compromisso com a preservação do patrimônio local.

    O secretário municipal de Turismo, Léo Lobato, destacou a relevância da iniciativa para a formação das novas gerações.

    “O Turismo na Escola é um projeto que nos enche de orgulho porque aproxima nossos jovens das suas origens. Quando os estudantes conhecem a história dos monumentos, dos espaços culturais, dos personagens e dos patrimônios naturais de Pinheiro, eles passam a compreender melhor o valor da nossa cidade. Esse conhecimento gera pertencimento, respeito e compromisso com a preservação da nossa memória. Estamos formando cidadãos mais conscientes e fortalecendo a identidade cultural do nosso município.”

    Para o COMTUR, a ação representa um investimento no futuro, pois incentiva os estudantes a reconhecerem a importância dos bens históricos, culturais e ambientais que fazem parte da história de Pinheiro.

    Além do caráter educativo, o projeto também contribui para o fortalecimento do turismo local, despertando nas novas gerações o interesse pela cultura, pela preservação do patrimônio e pelo potencial turístico do município.

    O sucesso desta edição reforça a importância da continuidade do Projeto Turismo na Escola, uma iniciativa idealizada e realizada pelo Conselho Municipal de Turismo de Pinheiro, em parceria com as Sec. Turismo, Educação e Meio Ambiente do município e a CDL Pinheiro. O projeto ajuda a construir uma ponte entre educação, cultura e turismo.

    Para que mais estudantes possam ser alcançados e novas atividades sejam desenvolvidas, torna-se fundamental que o projeto continue recebendo o apoio necessário do poder público, das instituições parceiras, da iniciativa privada e da sociedade civil.

    Investir no Turismo na Escola é investir na preservação da história, na formação cidadã e na construção de um futuro em que os pinheirenses conheçam, valorizem e tenham orgulho de sua própria terra.

    https://www.instagram.com/p/DZ-vtCogtSB/

    Por: maranhaoonline.com

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Explore, descubra e mergulhe no vasto mundo de conhecimento aqui!