• DOIS BRASILEIROS ESTÃO ENTRE OS COTADOS PARA SUCEDER O PAPA FRANCISCO

    Com o falecimento do Papa Francisco, aos 88 anos, após quase 12 anos de pontificado, a Igreja Católica entra em um momento de transição. O Colégio dos Cardeais se prepara para realizar o Conclave, processo que elegerá o novo pontífice. Especialistas já apontam nomes com maior peso na disputa. Conheça os principais cotados.

    Ex-presidente da Caritas Internacional e um dos favoritos de Francisco, Tagle é um defensor da justiça social e dos direitos humanos. Foi nomeado cardeal em 2012 por Bento XVI e tem experiência diplomática e pastoral ao nível global.

    Robert Francis Prevost (Estados Unidos)
    Nascido em Chicago, Prevost é prefeito do Dicastério para os Bispos, órgão responsável por nomeações episcopais. Foi cardeal em 2023 e tem histórico de trabalho pastoral no Peru. É membro da Ordem de Santo Agostinho.

    Wilton Gregory (Estados Unidos)
    Primeiro cardeal afro-americano, Gregory é arcebispo de Washington D.C. desde 2020. É reconhecido por sua atuação contra o racismo, em defesa da justiça social e pelo combate aos abusos sexuais na Igreja.

    Blase Cupich (Estados Unidos)
    Arcebispo de Chicago, é visto como progressista e defensor de uma Igreja inclusiva. Nomeado cardeal por Francisco em 2016, destaca-se pelo foco nas necessidades sociais e na inclusão dos marginalizados.

    Fridolin Ambongo Besungu (República Democrática do Congo)
    Arcebispo de Kinshasa e cardeal desde 2019, é um forte defensor da paz e da justiça social na África. Seu nome aparece entre os favoritos por representar a crescente influência da Igreja no continente africano.

    Deixe uma resposta

  • Explore, descubra e mergulhe no vasto mundo de conhecimento aqui!