Comunicação do Palácio dos Leões divulgou nesta sexta-feira, 27, apenas os dados da aprovação popular do governo Carlos Brandão, mas há nos levantamentos medições sobre a sucessão estadual
A mídia alinhada ao governo Carlos Brandão (PSB) divulgou nesta sexta-feira, 27, dados de duas pesquisas de opinião sobre a popularidade da atual gestão do estado.
- o Instituto Opinião, do Paraná, fez 22.650 entrevistas nos 217 municípios entre 21 de novembro e 8 de dezembro;
- já o maranhense Econométrica ouviu 1.355 pessoas em 50 municípios entre os dias 15 e 18 de deste mês.
À comunicação do Palácio dos Leões interessou apenas a divulgação da aprovação do governo, que beira os 70%, dependendo da métrica; mas há nos levantamentos, também, as primeiras medições sobre a sucessão estadual, com nomes já postos para a disputa.
Este blog Marco Aurélio d’Eça apurou que, tanto os números da Econométrica quanto os do Opinião, desenham três cenários básicos para as eleições de 2026:
- 1 – a disputa está polarizada entre o prefeito de São Luís Eduardo Braide (PSD) e o vice-governador Felipe Camarão (PT);
- 2 – nomes das eleições de 2022, o senador Weverton Rocha (PDT) e o ex-prefeito Dr. Lahésio (Novo) aparecem sem chances;
- 3 – especulados como opções, a presidente da Assembleia Iracema Vale e o secretário Orleans Brandão ainda patinam nas pesquisas.
É pouco provável que o governo Brandão divulgue os números da corrida eleitoral, mas eles servem de base para eventuais articulações políticas.
E batem com o que o blog Marco Aurélio d’Eça já vem divulgando há tempos.