Sobe para 130 o número de famílias desabrigadas devido a cheia do Rio Tocantins em Imperatriz, no MA

Subiu para 130 o número de famílias que estão desabrigadas e desalojadas devido a cheia do Rio Tocantins, em Imperatriz, cidade a 629 km...

- 03/01/2022 11h21 | atualizado em 3 de janeiro de 2022 as 11h25

Subiu para 130 o número de famílias que estão desabrigadas e desalojadas devido a cheia do Rio Tocantins, em Imperatriz, cidade a 629 km de São Luís, provocado pelas fortes chuvas que atingem a região.

De acordo com o Corpo de Bombeiros do Maranhão (CBMMA), 44 famílias estão desalojadas e 86 foram levadas para abrigos provisórios, localizados em quatro abrigos, sendo em escolas, quadras esportivas e o Parque de Exposições, preparados pela Prefeitura de Imperatriz. Ainda segundo o CBMMA, aproximadamente 400 pessoas estão sendo assistidas em Imperatriz.

De acordo com o 3° BBM, nesse domingo (2), o nível do Rio Tocantins na régua do Cais do Porto, localizada na Beira Rio em Imperatriz, está em 9,2 metros.

Os moradores da região estão sendo retirados de suas casas, uma equipe do 3° BBM realiza o resgate de algumas pessoas que precisam ser transportadas com auxílio de uma embarcação. Pois, com o alagamento das ruas, a população está usando barcos e canoas para se locomover nos espaços.

O nível do Rio Tocantins está mais de nove metros acima do normal. Mesmo com a situação, algumas pessoas ainda insistem e permanecem em suas casas.

De acordo com Eduardo Soares, secretário municipal de governo, a prefeitura de Imperatriz tem prestado todo apoio às famílias desabrigadas e desalojadas, e mantém um cadastro com as informações de todas elas atualizado.

“As famílias que saem, a prefeitura faz o recolhimento dos seus pertences, dos seus móveis e utensílios, leva para o abrigo e o serviço social dá todo o amparo”, diz.

 

Alerta de chuvas no Maranhão

 

Na noite dessa quinta-feira (2), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja, que prevê chuvas intensas em todo o Maranhão, com alto grau de severidade.

De acordo com o Inmet, o aviso teve início por volta das 10h desse domingo (2) e vai até às 11h desta segunda-feira (3).

São esperadas chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h). Ainda segundo o Inmet, há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

A previsão do tempo para Imperatriz nesta segunda-feira (3), é de tempo nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. A temperatura mínima prevista é de 23ºC e a máxima, 30ºC.

Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros monitoram as cheias dos rios no Sul do Maranhão.

Deixe uma resposta