
A antecipação do 13º salário do INSS em 2026 é uma das medidas mais aguardadas pelos aposentados e pensionistas. Embora o Governo Federal ainda precise oficializar o decreto, a expectativa do mercado é que o cronograma siga o padrão dos anos anteriores.
Desde 2020, por exemplo, o abono salarial vem sendo antecipado pelo Governo Federal. Isso acaba injetando bilhões na economia. Com o novo salário mínimo fixado em R$ 1.621, os valores do abono anual também foram reajustados para os beneficiários.
Além disso, quem recebe o teto previdenciário, no valor de R$ 8.475,55, também tem direito ao pagamento. Vale lembrar que caso a antecipação seja confirmada para 2026, a primeira parcela deve ser paga entre abril e maio.
Esta etapa corresponde a 50% do valor do benefício bruto, sem qualquer desconto de impostos. É um fôlego financeiro importante para milhões de famílias que utilizam o recurso para quitar dívidas ou despesas essenciais.
O pagamento acompanha o calendário regular mensal de benefícios, seguindo o número final do cartão do segurado. Se seguir o que aconteceu nos últimos anos, a segunda parcela do abono salarial está prevista para os meses de maio e junho.


