Apagão no Brasil: Por que houve queda de energia nas cinco regiões do país?

Hoje (15) pela manhã, uma série de quedas no fornecimento de energia elétrica foi reportada em várias cidades de 25 estados e no Distrito...

- 15/08/2023 18h22 | atualizado em 15 de dezembro de 2023 as 11h44

Hoje (15) pela manhã, uma série de quedas no fornecimento de energia elétrica foi reportada em várias cidades de 25 estados e no Distrito Federal, abrangendo todas as cinco regiões do Brasil.

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) comunicou que o evento foi uma “ação controlada”. Segundo o órgão, uma “ocorrência” registrada às 8h31 ocasionou uma “separação elétrica” no sistema interligado entre as regiões Norte e Nordeste em relação às regiões Sul e Sudeste.

Mais cedo, o ONS confirmou que “uma ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional, interrompendo 16 mil MW de carga em estados do Norte e Nordeste do Brasil” e que estados do Sudeste também foram afetados.

Até às 12h36, o ONS informou que foram restabelecidos 55% da carga da região Norte e 81% da região Nordeste, com a recomposição do Sul e Sudeste concluídas. Todas as capitais nordestinas já estão normalizadas, segundo o Ministério de Minas e Energia (MME).

A pasta disse estar trabalhando para restaurar completamente o fornecimento de energia o mais rápido possível. Uma “sala de situação” foi estabelecida para monitorar o caso e uma investigação do incidente foi determinada.

As interrupções no fornecimento de energia começaram a ser relatadas em torno das 8h30. Segundo os dados em tempo real do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), houve uma queda abrupta na carga e na geração de energia entre as 8h30 e 8h44, com uma tendência à estabilidade a partir das 9h.

O episódio de interrupção no fornecimento de energia afetou cidades em 25 estados, além do Distrito Federal, cobrindo todas as cinco regiões do país. Somente o estado de Roraima não registrou problemas de energia.

Os estados afetados foram:

  • Centro-Oeste: Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
  • Nordeste: Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia.
  • Norte: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Tocantins.
  • Sul: Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
  • Sudeste: São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais.

Deixe uma resposta