Em Peri Mirim, Gilmar Pereira ao lado das comunidades realiza ação de recuperação em estradas vicinais abandonadas pela gestão municipal.

O líder comunitário Gilmar Pereira, vem enfrentando ao lado das comunidades de Peri Mirim, um problema recorrente de estradas vicinais abandonadas pela gestão municipal,...

- 10/08/2023 10h54 | atualizado em 10 de agosto de 2023 as 11h00

O líder comunitário Gilmar Pereira, vem enfrentando ao lado das comunidades de Peri Mirim, um problema recorrente de estradas vicinais abandonadas pela gestão municipal, prejudicando diretamente o desenvolvimento econômico e social das comunidades, já que são utilizadas diariamente pelos moradores para a locomoção, transporte de mercadorias e acesso aos serviços essenciais.


Infelizmente, as condições das estradas do município de Peri Mirim têm deixado muito a desejar nos últimos anos. Buracos, crateras, trechos intransitáveis e erosões são apenas alguns dos problemas enfrentados pelos moradores.

Diante dessa situação, as comunidades e Gilmar Pereira têm se mobilizado para recuperar trechos de várias estradas vicinais. Por meio da organização comunitária e da união entre os moradores, estão sendo realizadas ações de manutenção, visando melhorar as condições de tráfego.

A ação mais recente realizada por Gilmar e os moradores foi na estrada do polo Malhada, beneficiando as comunidades de Malhada, São José e Santa Cruz. Os resultados dessas ações já começam a ser percebidas pelas comunidades. As estradas estão se tornando cada vez mais transitáveis, melhorando assim a qualidade de vida dos moradores, facilitando o acesso das pessoas.
Contudo, é importante ressaltar que a responsabilidade pela manutenção e recuperação das estradas vicinais é da gestão pública municipal, que tem faltado vergonhosamente em desenvolver ações de trabalho nas vias.

As ações realizadas pelas comunidades e Gilmar Pereira são um exemplo de cidadania ativa, mas não devem substituir o dever dos governantes em garantir infraestrutura adequada para toda a população. “Já que o poder público não faz, nós estamos fazendo. As comunidades estão sofrendo com o abandono. Só quem vive o dia a dia deles e está com eles, sabe desse sofrimento”. Disse Gilmar Pereira.


Diante disso, a conscientização da sociedade civil e a cobrança por parte dos moradores das comunidades e de Gilmar Pereira são fundamentais para que as estradas vicinais não sejam mais abandonadas pelas autoridades, garantindo assim uma melhor qualidade de vida para todos. É necessário que a gestão pública assuma a responsabilidade de forma efetiva, realizando investimentos na manutenção e recuperação dessas vias, visando o desenvolvimento sustentável do município de Peri Mirim.

 

Por: Lilson Pavão.

Deixe uma resposta