Projeto Dona Moça Arte e Talento, incentivo e preservação da cultura em Rio da Prata Peri Mirim

O desenvolvimento da cultura nas comunidades trabalha de forma positiva no encontro com a identidade. Através da arte e de suas expressões, as pessoas passam a valorizar outros...

- 11/04/2022 17h00 | atualizado em 11 de abril de 2022 as 17h45

O desenvolvimento da cultura nas comunidades trabalha de forma positiva no encontro com a identidade. Através da arte e de suas expressões, as pessoas passam a valorizar outros modos de fazer, pensar, se expressar e viver o mundo, diferente daqueles que conhece. E os moradores do povoado Rio da Prata no município de Peri Mirim, tem vivido essa experiência através do projeto Dona Moça Arte e Cultura, que oferece aos participantes a oportunidade de desenvolver suas habilidades, interagir com os costumes, ideias e raízes tradicionais da nossa cultura.

O projeto é uma iniciativa da Escritora e ambientalista Joana Bitencurt, que trabalha principalmente com idosos, pessoas com deficiência e jovens do povoado e localidades vizinhas, hoje cerca de trinta participantes estão inscritos no projeto, que é mantido pela Lei de incentivo à cultura.

Nossa equipe esteve visitando o projeto, que leva o nome da mãe da idealizadora Joana, “Dona Moça” uma homenagem pelo reconheciento do trabalho de sua mãe qeu foi uma grande incentivadora local da culrura, em nossa visita, acompanhamos de perto a confecção de diversos artigos em cerâmica, arte em tecido, desenhos, pinturas, confecção de instrumentos do tambor de crioula, bumba-meu-boi e ensaio de danças tradicionais da cultura local.

Assista a matéria

Deixe uma resposta