Nova onda de calor será extrema, alertam institutos meteorológicos.

As anomalias, como são chamadas essas temperaturas fora da curva, terão pico entre esta sexta-feira (15) e domingo (17), a previsão é de que,...

- 15/12/2023 16h10 | atualizado em 15 de dezembro de 2023 as 16h12

As anomalias, como são chamadas essas temperaturas fora da curva, terão pico entre esta sexta-feira (15) e domingo (17), a previsão é de que, no domingo, aconteça um pico de calor durante a tarde na maioria das regiões e em alguns estados a máxima ultrapasse os 40°C, de acordo com o Climatempo, as temperaturas podem chegar até 42°C.

No total são 15 estados mais o Distrito Federal (DF) que seguem em alerta laranja emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as altas temperaturas devem ser acompanhadas de temporais em ao menos cinco estados.

Em São Luís, na capital do Maranhão a previsão é de que chegue a 34°C, enquanto as cidades que preveem maiores temperaturas são Porto Alegre (RS) e Cuiabá (MT) ambas com previsão de 39ºC.

As ondas de calor têm sido influenciadas não só pelo aquecimento global, como também pelo nível do El Niño, que aquece as águas do Oceano Pacífico, que nos anos de 2009 e 2015, fez com que registrassem altas temperaturas, por exemplo.

 

Por: Lilson Pavão.

Deixe uma resposta